4 de mar. de 2009

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita presidente da Comissão de Educação e Cultura

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita nesta quarta-feira (4) presidente da Comissão de Educação e Cultura. Ela substitui o deputado João Matos (PMDB-SC) no cargo.

Segundo Maria do Rosário, a Comissão de Educação e Cultura já está consolidada como centro do debate desses dois temas. A deputada disse esperar que, neste ano, o colegiado acompanhe a implementação de propostas que foram aprovadas pela Câmara, como o Fundeb e o piso nacional dos professores.

A comissão também elegeu a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) para a 1ª vice-presidência e a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) para a 2ª vice-presidência.

Perfil
No segundo mandato como deputada federal, Maria do Rosário, 42 anos, ingressou na política como vereadora de Porto Alegre (RS) pelo PCdoB, em 1993. Filiou-se ao PT em 1994, sendo reeleita vereadora por esse partido. Em 1998, foi eleita deputada estadual e, ao término do mandato, elegeu-se deputada federal.

Formada em Pedagogia, Maria do Rosário presidiu a Comissão Especial da Lei Nacional de Adoção e atuou em diversas comissões da Câmara, como a de Educação e Cultura, onde foi 1ª vice-presidente (2005/06); e a de Direitos Humanos, onde foi 2ª vice-presidente.

Além disso, a deputada foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e da Comissão Especial de Combate à Pirataria. Maria do Rosário atuou ainda em outras comissões especiais ligadas ao setor de educação, como a que avaliou o Projeto de Lei 3582/04, que instituiu o Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Reportagem - Oscar Telles e Marcello Larcher-Agência Câmara