29 de mai. de 2008

Entidades culturais debatem com Poder Público a proposta de Lei de Fomento às Artes Cênicas da Bahia


Representantes de parte do setor cultural baiano estarão debatendo com os poderes Legislativo e Executivo do estado, na próxima terça-feira, 03 de junho, a proposta da Lei de fomento às Artes Cênicas no estado da Bahia.

O objetivo do evento que acontecerá no Plenarinho da Assembléia Legislativa, a partir das 15h, é ampliar a discussão entre a classe artística e o Poder Público sobre a proposta de Lei existente, visando a elaboração de uma Lei que traduza com fidelidade as necessidades de fomento no campo das artes cênicas.

Estão confirmadas as presenças do secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, do membro da Cooperativa de Circenses da Bahia, Anselmo Serrat; do presidente do Sated-Ba, Fernando Marinho; da Cooperativa baiana de Teatro, João Lima; representantes do Fórum da Dança da Bahia e da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, bem como de outras entidades culturais de Salvador e interior do estado. O evento terá ainda apresentações artísticas.

A proposta da Lei, nomeada provisoriamente de Programa de Fomento às Artes Cênicas da Bahia, foi idealizada com base na Lei Paulista de Fomento ao Teatro (nº 13.279/02), que há cinco anos vem trazendo consideráveis benefícios para o movimento artístico da cidade de São Paulo, e desde então, passou a ser referência para outras cidades, estados e até mesmo para formulação do Projeto de Lei "Programa de Fomento ao Teatro Brasileiro", já apresentada ao Governo Federal.

De acordo com as entidades culturais que participaram do processo de construção da proposição, a proposta elaborada encontra-se hoje amadurecida e ampliada em relação a sua versão original, contemplando não só o teatro, mas também a dança, o circo e a ópera.

"Temos que avançar nas políticas para trazer resultados mais concretos para o setor cultural que há muito carece de uma atenção mais qualificada e por isso a importância em trazer este debate para a Casa Legislativa" , enfatizou o deputado Zé Neto.

Entidades como SATED, Movimento Redemoinho, Cooperativa Baiana de Teatro, o Movimento de Teatro de Rua, os Teatros Gamboa e Vila Velha e artistas em geral envolveram-se na escrita da proposta.

Sairá um onibus do Campo Grande(em frente ao antigo Clube Cruz Vermelha), às 14h, para a Assembléia Legislativa da Bahia(CAB) e retornará no final do debate.


Fonte: www.zeneto.com.br

Nenhum comentário: