13 de mai. de 2008

Na rede!

Dia 13 de maio de 2008, está na rede nossa primeira ferramenta de comunicação com os militantes do PT e com a sociedade. Dia 13 de maio, dia de comemorar a abolição da escravatura, mas também é dia de luta e reflexão. Nesse sentido, esse blog traz um texto de Maria Bernadete da Silva, Diretora de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Cultural Palmares.


2008, o ano de grandes reflexões para a população negra

"(...) a condição inicialmente escrava dos primeiros (negros) e as conseqüências sócio-históricas a ela vinculadas contribuíram para acentuar a diferença que fundamenta a discriminação, mas o complexo processo de miscigenação aqui efetivado teceu o véu que pretende disfarçar o preconceito e que precisa ser permanentemente denunciado(...)


(Proença Filho, 1975)


Nesses 120 anos de abolição da escravatura, desejamos celebrar a liberdade conquistada pelos nossos antepassados, deixada a nós como herança. Celebramos, ainda, a dignidade e a coragem para continuar lutando por uma vida com cidadania plena. Segundo os dados do Atlas Racial Brasileiro, divulgados pelo PNUD, em 2004, 65% dos pobres e 70% dos indigentes brasileiros são negros. A pesquisa mostra ainda que, apesar de uma queda nos números de mortalidade infantil, as taxas entre os filhos de mulheres negras são 66% acima das registradas entre os de mulheres brancas. É inegável que a pobreza e a exclusão neste país que se orgulha de proclamar sua igualdade racial e a democracia multiétnica têm cor e raça. Somos nós, os negros e todos os afro-descendentes desse enorme país, que ainda nos constituímos na grande maioria oprimida, excluída e marginalizada.

Para ler mais acsse o Portal da fundação Palmares: http://www.palmares.gov.br/

Nenhum comentário: