Segundo uma pesquisa do instituto Marplan, a revista Carta Capital foi a única a crescer em número de leitores em 2007. A revista cresceu 15% enquanto revistas como a Veja apresentaram queda de 9%. As regiões em que a revista mais cresce é no Rio de Janeiro e no Nordeste. Em Salvador, a revista teve o expressivo crescimento de 100%.
Sem dúvida esta pesquisa mostra o amadurecimento do brasileiro no tratamento com a informação, reflexo da decadência jornalística causada pela parcialidade em que é tratada, muitas vezes sem compromisso com a ética, servindo exclusivamente a interesses de grupos econômicos ligados ao conservadorismo mais perverso e mais arcaico.
Com a popularização da internet e suas diversas ferramentas, a grande mídia deixou de ser a única via de informação e um outro lado dela pode ser mostrado. Apesar do poder que a grande mídia elitista desse país ainda exerce sobre nós, o certo é que ela vem perdendo adeptos à medida em que cresce o acesso a outros veículos de informação mais democrático e plural, desaguando no crescimento de revistas como a Carta capital, no sucesso de blogs como dos jornalistas Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif e tantos outros.
Inscreva-se para 1º Conferência de Comunicação social da Bahia clicando aqui
20 de jun. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário