6 de jun. de 2008

Softwares livres serão desenvolvidos na Bahia


Acaba de ser assinado o protocolo de intenções entre a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e a Red Hat - empresa norte-americana líder mundial em soluções Open Source (software livre) - direcionados à implantação de programas, projetos e atividades com base em código aberto, assim como à capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos.
O acordo foi firmado no Salão de Atos da Governadoria, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Administração, Manoel Vitório da Silva Filho, do diretor-presidente da Prodeb, Elias de Oliveira Sampaio, do country manager da Red Hat no Brasil, Alejandro Chocolat e do Assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida.
Durante o evento, Jaques Wagner destacou que o debate entre software livre e software de código fechado é extremamente saudável para o crescimento tecnológico. "Espero que esse convênio pioneiro se torne referência nacionalmente. O acordo certamente vai nos ajudar na gestão governamental e no desenvolvimento da tecnologia local", ressaltou Wagner.
O diretor da Red Hat no Brasil, Alejandro Chocolat, destacou que para a empresa este é um momento especial. "O protocolo técnico e científico entre nós e a Prodeb é pioneiro no Brasil e será tratado com muita atenção por nós. Queremos, junto com a Prodeb, criar uma base técnica de desenvolvimento do futuro. Estamos certos que a Bahia caminha para o crescimento tecnológico", destaca.


O evento também contou com a presença do Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, deputado Walter Pinheiro, da Diretoria Colegiada da Prodeb, de deputados estaduais, além de gestores públicos da área da tecnologia da informação e comunicação da Bahia.
O protocolo objetiva a cooperação e o intercâmbio técnico-científico direcionados à implantação de programas, projetos e atividades, com o uso e difusão de tecnologias da informação e comunicação (TIC), com base em plataformas de software de código aberto, assim como à capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos.

As informações são do site da AGECOM Bahia